Praia do Forte

PRAIA DO FORTE

Praia do Forte foi originalmente uma sede militar do governo colonial portugues, que havia contruido o castelo Garcia D’Ávila com o objetivo de observar quem se aproximava do mar em direção a Salvador. Depois, o castelo virou sede do maior patrimônio particular que já existia no mundo. O latifúndio da familia Garcia D’Ávila tinha uma extensão do tamanho do conjunto dos territórios da Alemanha, França e Inglaterra.

Em 1972, o brasileiro Klaus Peters, de descendência alemã, comprou a fazenda Praia do Forte. Para realizar uma visão de um desenvolvimento sustentável, criou a Fundação Garcia D’Ávila. A fundação tinha seu próprio regulamento rigoroso, que fiscalizou – durante a falta da autoridade competente nessa época – o futuro acréscimo da Praia do Forte. Nem uma casa, por exemplo, pode ser construído mais alto que um coqueiro. A fundação também conseguiu atrair o Projeto Tamar para começar uma proteção rigorosa das tartarugas marinhas e o Instituto Baleia Jubarte. Felizmente, hoje, Praia do Forte possui uma autoridade que implantou leis que seguem o espírito visionário do Klaus Peters. Hoje, Praia do Forte serve como modelo de um desenvolvimento sustentável para muitos outros destinos turísticos brasilieros.

Hoje, a vila Praia do Forte possui uma excelente infra-estrutura turística para prestar o melhor conforto para a grande visitação de turistas do mundo todo. Contando com dois grandes resorts, vários hotéis e muitos pousados em Praia do Forte de alta categoria. Em excelentes restaurantes serve-se culinária típica baiana e internacional.

PRAIA DO FORTE BAHIA